Welche Berufe sind von chronischen Venenerkrankungen besonders betroffen?

Que profissões são particularmente afetadas por doenças venosas crónicas?

Já não consegue usar sapatos de salto? Sofre de pernas inchadas, formigueiro e da sensação de ter um peso preso ao tornozelo? Surgem-lhe constantemente novas “aranhas vasculares” nas coxas? Não está sozinho. As doenças venosas crónicas afetam uma grande parte da população adulta — e algumas profissões estão particularmente em risco.

Como surge a sensação de pernas pesadas?

O sistema venoso das pernas transporta o sangue de volta ao coração contra a gravidade. As veias têm válvulas e uma “bomba” muscular que impedem o sangue de fluir no sentido errado. Quando as veias ficam cansadas e menos elásticas, surge a sensação de pernas pesadas.

Um papel importante é desempenhado pelo colagénio tipo III, que é particularmente elástico. Ao longo da vida, pode ocorrer uma alteração na sua formação e, nos vasos, passam a depositar-se tipos de colagénio menos elásticos. O resultado são vasos mais rígidos e calcificados, bem como várias alterações do sistema vascular, como, por exemplo, a insuficiência venosa crónica.

Quem está mais em risco?

A insuficiência venosa crónica afeta até metade da população adulta. Na sua origem, têm grande influência a hereditariedade, o sexo e o estilo de vida.

  • Há alguém na sua família com problemas de varizes? Então é provável que também seja afetado.
  • As mulheres têm até três vezes mais problemas venosos do que os homens.
  • Tem excesso de peso, está grávida, toma contraceptivos hormonais, tem desequilíbrios hormonais ou passa muitas horas de pé ou sentado durante o dia? Também faz parte do grupo de risco.
  • Entre as causas da sensação de pernas pesadas contam-se ainda a desidratação, queixas cardiovasculares ou um funcionamento menos eficaz do sistema linfático.

A profissão pode ter influência?

Sim. Existem profissões que aumentam o risco de problemas venosos. Quais são?

  • Vendedoras
  • Cabeleireiras
  • Funcionários de escritório
  • Professoras
  • Enfermeiras
  • Todas as atividades que impliquem estar muito tempo sentado ou de pé

Como se manifesta a “sensação de pernas pesadas”?

  • Diminuição da sensibilidade nas pernas
  • Dificuldade em caminhar
  • Inchaço e dores nos membros inferiores
  • Formigueiro nas pernas
  • Tendência para o aparecimento de varizes
  • Aumento de “aranhas vasculares”

Como travar isto?

Deve começar a lidar com as doenças venosas crónicas o mais cedo possível. Se as suas pernas incharem, tiver formigueiro, cãibras ou se sentir as pernas pesadas durante dias, consulte um médico. Não atribua isso apenas ao cansaço ou à falta de magnésio. O médico irá avaliá-lo e, se necessário, solicitar outros exames específicos para confirmar o diagnóstico. O que é provável que lhe recomende?

Mude o seu estilo de vida

Mexa-se mais e tenha uma alimentação saudável. Procure manter o seu peso dentro de valores normais. Use roupa confortável, que não aperte em lado nenhum, e evite saltos altos ou sapatos sem sola estável. Até os sapatos ortopédicos confortáveis podem ser bonitos.

A nossa dica: Que desportos são adequados para si? Ciclismo, caminhada ou natação.

Cuidado com o sol

Em dias quentes de verão, refresque-se regularmente, faça pausas e refresque-se num lago ou num charco. Tenha atenção para evitar a desidratação.

Use meias de compressão

Ajudam a reduzir a pressão venosa elevada e proporcionam um alívio percetível. Além disso, ajudam a prevenir o agravamento do desconforto.

Tome venotónicos conforme recomendação médica

Ajudam a melhorar a circulação venosa, a favorecer o fluxo sanguíneo, a reduzir a pressão venosa e a fortalecer as paredes das veias. A sua toma regular e a longo prazo é a base para obter bons resultados na gestão da sensação de pernas pesadas.

Cuide das suas pernas

Faça diariamente banhos alternados com água quente e fria e massaje-as com cremes ou géis de cuidado, que ajudam a aliviar a sensação de pernas pesadas e a apoiar as veias.

A nossa dica: aposte nas plantas

No mercado existem produtos com extratos de plantas e ervas que ajudam a revitalizar as suas pernas. Que plantas e ervas podem ajudar? Castanha-da-índia, castanha, bálsamo de celidónia, calêndula e álamo, gemoterapia a partir dos gomos de sorveira ou castanheiro, bem como Tribulus terrestris (abrolho)

Voltar ao blog